top of page

Apresentação

A Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA) é um evento nacional que tem como propósito colocar em discussão o projeto de Reforma Agrária e os temas que a circundam. A JURA é realizada em todo o Brasil e tem a participação de mais de 70 Instituições de Ensino Superior (IES) do país. O movimento da JURA está completando dez anos em 2023, sendo que a construção nacional da JURA teve início  a partir de 2013 com a realização do 2º Encontro Nacional de Professores Universitários com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), oportunidade em que se deliberou que, a partir de 2014, nas jornadas de luta de abril, as universidades que tivessem núcleos, grupos de trabalho ou outros instrumentos em defesa dos movimentos populares do campo e da reforma agrária, realizariam ações simultâneas e articuladas para repercutir tanto para o meio acadêmico, como para a sociedade e para os meios de comunicação de massa, a defesa da reforma agrária popular, a defesa da educação pública e o reconhecimento dos movimentos sociais populares do campo e a sua legítima luta em defesa da qualidade da alimentação do povo brasileiro e da democratização da terra, da educação, da cultura e da comunicação.

 

Mais do que um evento, a JURA é um movimento de universidades de todo país. Neste ano de 2023 a JURA UFMT completa seis anos de realização, sendo que vale a pena uma breve síntese dos anos passados:

A UFMT realizou a sua primeira JURA no ano de 2018 com muito êxito, por meio do trabalho coletivo de dezenas de pessoas, entre professores, estudantes, técnicos e movimentos sociais. O evento possibilitou um momento raro na Universidade que foi a integração entre a academia e os camponeses, o debate sobre a Reforma Agrária e a relação direta com os assentados e a sua produção. Campo e cidade lado a lado, irmanados na luta em defesa da Reforma Agrária. 

A JURA UFMT 2019 foi preparada com uma programação multidisciplinar e ampliada em relação ao ano anterior, abordando temas que dizem respeito a terra, vida, saúde, educação, relações raciais, soberania alimentar, direitos dos povos indígenas e quilombolas, trabalho, meio ambiente, ação imperialista e pacote tecnológico do agronegócio, agroecologia, dívida pública, atividades culturais, feira da reforma agrária, feira de livros, oficinas, vivências e muito mais! 

A JURA 2020, por causa da pandemia do COVID-19, teve um formato diferente com atividades desenvolvidas por meio de plataformas digitais. Foram realizados os cursos "Projeto Brasil Popular", "Grilagem e propriedades da terra no Brasil", "Taxação de grandes fortunas" e o Cinema da Terra com debates de 10 filmes aos sábados à noite.

A JURA DE 2021 foi realizada ainda no contexto da pandemia em sintonia com o enorme sofrimento do nosso povo e na certeza de que não podíamo parar diante do caos em que nos encontrávamos! Fizemos o "Ato pela Vida" reunindo várias pessoas de diferentes religiões na Praça Alencastro, o Cinema da Terra, Ações de Solidariedade e o Ciclo de debates "Expressões das questões agrária, urbanas e ambiental". Leia mais

A JURA DE 2022, ano em que se comemorou o bicentenário da “Independência do Brasil”, o lema central da Jornada foi “Reforma Agrária Popular e Projeto de País!” . Ocupamos diferentes espaços, com as seguintes atividades: reuniões de planejamento presenciais e on line; a Feira da Reforma Agrária e Economia Solidária na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá, onde foram realizadas diversas atividades  (comercialização de produtos da agricultura familiar e economia solidária, rodas de conversa, serviços da defensoria pública, orientações sobre saúde e alimentação, apresentações culturais); rodas de conversa e debates em comunidades; seminário "Brasil 200 anos de independência para quem?" realizado cidade de Poconé, em parceria com o movimento do Grito dos Excluídos; sarau "Lugar de Negro" realizado na UFMT, tendo como inspiração a obra de Lélia Gonzales; cinema, com a exibição do filme "Pureza" e debate sobre o trabalho escravo, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT); vivência de estudantes no assentamento "Zé da Paes", em Acorizal, com a ação "Plantas medicinais e saúde do campo"; audiência pública, dentre outras.

 

A JURA DE 2023, acompanhando a orientação nacional, traz o lema REFORMA AGRÁRIA POPULAR: EM DEFESA DA NATUREZA E DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS! Como sempre,  a JURA é construída coletivamente ao longo do ano, articulada com a comunidade interna e externa à UFMT, como movimentos sociais populares, sindicatos, organizações comunitárias e instituições públicas locais, bem como com as demais IES do Brasil que constroem a JURA. Os destaques desse anos são a abertura nacional da JURA a partir da UnB, as vivências em territórios de reforma agrária, o "Cinema da Terra" em escolas públicas, a exposição fotográfica "Movimento & Foco" de Francisco Alves, a articulação com o Museu de Arte e Cultura Popular com a exposição "Bio", além de conferências, mesas e rodas de conversa. Participe!!

 

bottom of page