Texto: Bruna Obadowski/Fotos: Bruna Obadowski e Francisco Alves
(Comunicação Popular JURA)
A reforma agrária popular foi destaque de uma importante audiência pública realizada em Cuiabá, capital de Mato Grosso. A atividade ocorreu ontem (segunda-feira, dia 02), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A audiência está inserida na programação da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA 2022). Foi uma ação fundamental para trazer discussões acerca dos problemas no campo que se arrastam há anos em Mato Grosso e no Brasil.
VIOLÊNCIA NO CAMPO
Para se ter ideia, segundo o relatório “Conflitos no Campo Brasil 2021”, lançado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) no mês de abril, houve um aumento de 75% nos assassinatos, mais de 1.000% nas mortes por causa de conflitos no campo, dois massacres, além do aumento expressivo de trabalho escravo no campo em 2021.
FORÇA DA AGRICULTURA FAMILIAR
Durante a audiência, os e as participantes reforçaram a necessidade urgente da efetivação da reforma agrária popular no Brasil como um dos caminhos possíveis para acabar com a fome, evidenciando também a riqueza e a importância da agricultura familiar.
A audiência foi convocada pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), que falou sobre “Os desafios da Reforma Agrária em Mato Grosso”.
FEIRA SABERES E SABORES DA TERRA
A audiência pública abriu caminho para a “Feira Saberes e Sabores da Terra”, que será realizada nos dias 12 e 13 de maio, na praça Alencastro, no centro de Cuiabá, como parte da programação da JURA 2022.
A Feira contará com a comercialização de produtos da reforma agrária, agricultura familiar e economia solidária, além de rodas de conversa e atividades culturais.
Continue acompanhando nossas redes sociais e faça parte dessa jornada!
@juraufmt
Comments