top of page

Feira no Planalto, em Cuiabá, fortalece agricultura familiar, agroecologia e economia solidária

Equipe de comunicação popular da JURA/Fotos de Francisco Alves.


A 1ª Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar e Agroecologia realizada no bairro Planalto, em Cuiabá (MT), foi um momento de construção coletiva que mostra a força da organização popular. Houve comercialização de produtos, partilha de sementes, mística espiritual, oficinas, atendimento de biossaúde, confraternização e muito mais. As atividades ocorreram nos dias 10 e 11, no Centro de Referência de Desenvolvimento Humano (CRDH), localizado na Rua Nevada número 54, atrás da Igreja São Francisco Xavier.

Várias das pequenas e pequenos agricultores que participaram da Feira Saberes e Sabores da Terra, organizada em maio pela Jornada Universitária da Reforma Agrária (JURA), também estiveram presentes no bairro Planalto expondo seus produtos.


A produção é resultado do trabalho de pequenos agricultores e pessoas ligadas à economia solidária e agroecologia que atuam na capital e em vários municípios do interior do estado de Mato Grosso, como: Acorizal, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Juscimeira e Barra do Bugres.


Muitos produtos foram comercializados na feira, entre eles: frutas, hortaliças, legumes, doces caseiros, pães, mel, castanha do Brasil, derivados de leite de cabra, queijos, torresmo, rapadura, melado, farinha de mandioca e paçoca de pilão. Também teve pimentas, açafrão, coloral, óleo e farinha de babaçu, derivados de cumbaru, ervas medicinais, comes e bebes (tortas, bolos, balas, bombom, sucos, garapa e outros).


A feira ainda teve bazar de roupas, roupas artesanais e artesanatos diversos (indígenas, de crochê, de pintura em tecido, de resina, de madeira, brincos, colares, acessórios, tapetes...).


“Esta é a economia que brota da trabalhadora e do trabalhador do campo e da cidade. É uma economia que respeita a natureza, a saúde da população e valoriza o suor e a dedicação das pessoas”, explica Leonel Wohlfahrt, educador popular da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE).


As oficinas trataram dos seguintes temas: compostagem urbana, manejo agroflorestal, plantas medicinais, multimistura, dinâmica de venda, economia solidária, desidratador caseiro e loja virtual.


A 1ª Feira de Economia Solidária, Agricultura Familiar e Agroecologia foi uma realização do CRDF e do Fórum Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária da Baixada Cuiabana (FTSANES). A feira teve o apoio dos projetos “Do Campo à Mesa” e REM Mato Grosso, da Fundação Bom Jesus, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e da FASE.
























51 visualizações0 comentário
bottom of page