top of page
  • cleciaenglish

Ex-professora começou a produzir kombucha durante a pandemia

Giuliana Severo / Equipe de Comunicação Popular da JURA



Assim como outros pequenos produtores, a criadoura da Natural Vero, Verônica Nadine, de Chapada dos Guimarães (região Sul de Mato Grosso), participou da feira “Saberes e Sabores da Terra”. Em sua barraca, as pessoas encontravam geleias, antepasto, chutney (molho indiano) e a deliciosa kombucha. A kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chás, que contém uma cultura de leveduras e bactérias, conhecidas como scoby, que equilibra a flora intestinal e ajuda a fortalecer o sistema imunológico e melhorar o funcionamento do intestino.


A feira ocorreu nos dias 12 e 13 de maio, na praça Alencastro, Centro de Cuiabá, e integra a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), que se estende até o mês de setembro com várias ações sob o tema “Reforma Agrária Popular e Projeto de País”.


Verônica é ex-professora de Filosofia e ex-produtora cultural. Com a pandemia da COVID-19, ela teve que recorrer a outros meios para gerar renda, e foi quando surgiu a ideia de pôr em prática o que aprendeu na oficina sobre produção de kombucha, que participou há três anos. Verônica conta que participou da oficina apenas para produzir a bebida para consumo pessoal. “Com as dificuldades da pandemia decidi aumentar a produção e vender”, declarou.


Além da kombucha, a pequena produtora também produz conservas, geleias, antepasto e chutney, tudo com frutas e verduras dos produtores locais do seu município e até mesmo do seu próprio quintal. Também é adepta do uso de garrafas e potes de vidro reutilizáveis.


Para Verônica, a Feira Saberes e Sabores da Terra foi de extrema importância para o fortalecimento da agricultura familiar, o aumento do consumo de alimentos orgânicos e de produtos artesanais e caseiros.


@naturalverofermentados
















26 visualizações0 comentário
bottom of page