top of page

Apresentação

A Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária (JURA) é um evento que tem como propósito colocar em discussão o projeto de Reforma Agrária e os temas que a circundam. A JURA teve início em 2014 com a participação de 40 Universidades e Institutos Federais. Atualmente, é realizada por mais de 60 Instituições de Ensino Superior do Brasil. Mais do que um evento, a JURA é um movimento de universidades de todo país.

 

A UFMT realizou a sua I JURA no ano de 2018 com muito êxito, por meio do trabalho coletivo de dezenas de pessoas, entre professores, estudantes, técnicos e movimentos sociais. O evento possibilitou um momento raro na Universidade que foi a integração entre a academia e os camponeses, o debate sobre a Reforma Agrária e a relação direta com os assentados e a sua produção. Campo e cidade lado a lado, irmanados na luta em defesa da Reforma Agrária. 

A JURA UFMT 2019 foi preparada com uma programação multidisciplinar e ampliada em relação ao ano anterior, abordando temas que dizem respeito a terra, vida, saúde, educação, relações raciais, soberania alimentar, direitos dos povos indígenas e quilombolas, trabalho, meio ambiente, ação imperialista e pacote tecnológico do agronegócio, agroecologia, dívida pública, atividades culturais, feira da reforma agrária, feira de livros, oficinas, vivências e muito mais! 

A JURA 2020, por causa da pandemia do COVID-19, teve um formato diferente com atividades desenvolvidas por meio de plataformas digitais. Foram realizados os cursos "Projeto Brasil Popular", "Grilagem e propriedades da terra no Brasil", "Taxação de grandes fortunas" e o Cinema da Terra com debates de 10 filmes aos sábados à noite.

A JURA DE 2021 será realizada ainda no contexto da pandemia em sintonia com o enorme sofrimento do nosso povo e na certeza de que não podemos parar diante do caos em que nos encontramos todos!

 

bottom of page